UAB terá 57 mil vagas novas

Congelado desde dezembro de 2014, quando foi lançado, o edital 75 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que previa 250 mil novas vagas na Universidade Aberta do Brasil (UAB) será parcialmente validado para vestibulares ainda neste segundo semestre.

Composto por universidades e centros tecnológicos federais e estaduais que ministram cursos a distância, o consórcio UAB terá 57 mil vagas novas validadas por esse edital, para 84 instituições públicas de ensino superior, segundo divulgado em evento dos coordenadores da UAB acontecido na Universidade de Brasília (UnB) na semana passada. A abertura de novas vagas foi confirmada no evento pelo diretor de Educação à Distância da Capes, Jean Marc Georges Mutzig.

A notícia surpreendeu os integrantes da UAB, que vinha passando por grave contingenciamento de custeio e neste ano não teve vestibulares. Alguns polos de apoio presencial tiveram que deixar de oferecer serviços devido à impossibilidade de aplicar provas e realizar outras atividades presenciais.“Para nós foi uma grata surpresa, pois sinaliza que a UAB vai voltar a crescer”, afirmou ao Observatório EAD a presidente do Fórum Nacional dos Coordenadores do Sistema da UAB, Nara Pimentel

A boa notícia vem acompanhada da observação de que não serão novas vagas nas mesmas condições de financiamento e custeio das anteriores, o que ainda será detalhado pela Capes (questões como os valores das bolsas para tutores por exemplo).

A relação das 84 instituições que poderão oferecer novas vagas foi divulgada dia 23 (veja a lista aqui). A Capes informa que as instituições que propuseram abrir vagas pela UAB e que não constam da lista por não estarem regularmente credenciadas para oferta de cursos superiores na modalidade a distância, serão notificadas oficialmente e poderão regularizar a sua situação mediante ofício da respectiva Reitoria encaminhado à Diretoria de Educação a Distância (DED/Capes) até 15 de julho.

Até o fechamento desta matéria, a Capes não havia divulgado detalhes da nova abertura de vagas com informações sobre condições de financiamento e custeio, áreas ou cursos beneficiados. Segundo notícia divulgada pela Assessoria de Comunicação da Capes, tais detalhes serão divulgados em breve. Laia o edital 75 aqui.

Fonte: www.acheseucurso.com.br

Boletim Informativo
Receba as novidades por e-mail.
 
  Fique tranquilo(a) não enviaremos SPAM.
Setembro 2016
D S T Q Q S S
« Jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930